16 de abril de 2012

Cap II - Pokhara (2)

Ai o Befe ... ai o Befe! Feldra-se pro gaijo ... Adiante.

Plano para hoje - alugar uma bicicleta e andar feito maluco de um lado para o outro a tentar conhecer tudo o que puder. Alugo a primeira que apanho - um maquinao ... Piranha GT ... YEAH!


Depois de uma voltinha para ambientar, avanco em direccao ao World Peace Stupa, no lado sul do lago de Pokhara. Ou eu ja nao estou habituado a estas andancas, ou arrebentei-me todo para chegar onde queria. Houve um pequeno pormenor que nao contemplei no meu percurso - o templo, como tudo o resto aqui, fica no topo de uma montanha ... uns 400/500m acima do nivel a que estou! Arrependo-me imediatamente de ter ido de bicicleta. Tive de a carregar ahs costas ateh la acima! 1 hora sempre a bombar ... no final ... alta vista ... e um descanso merecido!





No regresso a Lakeside passo por Devils Falls - eh o sitio onde o rio local passa a rio subterraneo. Eh uma queda de agua para o infinito. Nao se ve o fundo!




Passo tambem por umas grutas onde ha um templo Hindu e um acesso a uma caverna, cujo final vai ter ao fundo das Devils Falls - um cenario muito indiana jones! Altamente.






Mais um almoco de bruchetta e gelado, mas desta vez em boa companhia. E a falar Portugues! Do brasil eh certo ... mas deu para desenferrujar a lingua. As senhoras (elas vao ver o blog ... por isso tenho de ter cuidado com o que escrevo! :)) estao a fazer um tour pelo Butao, Nepal e Tibet e sao do jeito que nos achamos que os brasileiros sao ... boa onda! Beijo pra voces (Rita ... SALTA!)! Acabou por ser um longo almoco, mas muito agradavel - tive de levar com a boca do "Voce parece que fala melhor Ingles que Portugues!" tah bem tah!




A tarde ... bem a tarde nem sei bem por onde comecar. Foi uma verdadeira aventura! Eu queria dar a volta ao lago de bicicleta. Ora nao sei muito bem como fiz a coisa ... empolguei-me ... e quando decidi olhar para tras, ja nem via a cidade. Devo ter andado mais de uma hora na descontraccao da bicicleta ... distraido com tudo ah volta.






Quando decidi regressar a coisa complicou-se. Toda a gente com quem falei (inclusive em Kathmandu) me disse que era possivel contornar o lago na totalidade! Eu acreditei ... ERRO! Mais de duas horas depois de ter comecado o regresso, ainda nao havia sinais de que estava no caminho correcto. Tinha o lago (ou uma especie de planicie que iria dar ao lago) de um lado ... e montanhas cheias de floresta do outro. Nada de estradas, trilhos, placas (ahahah placas ... esquecam esta parte ... nao existem em lado nenhum). A unica solucao parecia ser enfiar-me na floresta e subir ah montanha para perceber onde andava e qual a direccao a tomar!



Nada disso! Tuga que eh Tuga tem de se desenrascar. Dou com uma casa/palhota ou la o que era e sai-me ao caminho um muida de uns 2 anos. Mando-lhe com um "Namaste", ela sorri e comeca repetidamente a dizer "Boat ... Boat ... Boat". Xissa ... parece que ha salvacao! Sigo-a e num minuto estou rodeado de miudagem - a unica que falava algumas palavras de ingles era a miuda de 2 anos! Quando ja comecava a desesperar com a falta de comunicacao la aparece um adulto. Eh um agricultor/pescador/guia/faz-tudo que depois de trocarmos alguns galhardetes se predispoe a levar-me de barco (mais a minha piranha) de volta a Lakeside.




Quando o tipo me diz que eh pelo menos 1h de barco ateh lah ... fico azul! A alternativa nao seria melhor - ele confirma que nao ha nenhum caminho junto ao lago e a unica solucao seria subir a montanha pela floresta. Seriam pelo menos 2h ateh chegar ao outro lado. Sao 17h30, nao arrisco! Venha de la o barco! Mas se nem sequer consigo ver a agua daqui, onde raio andara o barco? Seguimos pelo meio da floresta uns 10m sempre a descer e lah chegamos ah agua.




Vou ter a companhia de meia duzia de sapos dentro do barco. Ja percebi tambem porque tanto tempo de caminho. O barco nao tem motor ... sao proibidos no lago. Ai vamos nos!




Quando me levanto do barco eh que noto que nao sinto as nalgas - um misto da bicicleta e da "poltrona" onde vim sentado no barco.Tenho ainda tempo para umas compras rapidas no supermercado e vou rapidamente para o lodge que estou que nem me aguento!

Entretanto, feito lorde das patacas, decido que vou regressar a Kathmandu de aviao - esquecam o autocarro, que eu tenho prestado bem atencao ao calibre das maquinas ... e dos condutores. O Sanjeev (o dono do hotel) reserva-me o voo por 65 usd. Tomo uma banhoca fria (que continua um calor brutal no meu quarto, mesmo com todas as janelas abertas), um jantar de pasta ... e ala para a cama!

2 comentários:

  1. Muito bom!!! Eheh continua com essas aventuras que nós gostamos de ler! :) Próxima paragem...?

    ResponderEliminar
  2. Ver suas fotos me fez relembrar minha passagem por Pokhara...amei! Estive em nov/11..e pretendo voltar! Saudações ao aventureiro...Adriana Vicco

    ResponderEliminar