11 de abril de 2012

Cap II - (9) Lobuche - Gorak Shep - EBC

Mais uma noite de martirio, Em altitude quando adormecemos o nosso corpo prega-nos umas partidas desagradaveis. Ora deixamos de respirar durante uns 20/30 segundos e acordamos assarapantados, ora o nosso coracao sem razao aparente comeca a bater muito depressa, ora estamos com a garganta tao seca que nao conseguimos engolir a saliva, ou o melhor de tudo ... podemos nos afogar no nosso proprio muco nasal (nome pomposo da ranhoca). So coisas interessantes!

De qualquer maneira hoje eh o grande dia - vamos ao Everest Base Camp. Sinceramente neste momento nao faco ideia se la vou conseguir chegar ... mas estou com a pica toda! Com ou sem dor de cabeca, com ou sem diarreia, vou comer a tarte de maca da bakery do base camp.


O caminho para Gorak Shep nao eh muito complicado e fez-se em 2h30. Almocamos ahs 11h e arrisco umas batatas salteadas com legumes e ovos mexidos - algo que me vou arrepender solenemente.

Saimos ahs 12h para  caminhada final ate ao campo base. O caminho eh igual a tantos outros que ja fizemos, cheio de altos e baixos, com um pequeno grande acrescento - nao se consegue respirar! Adicionalmente a minha cabeca esta tipo os reactores de Fukushima ... a ferver e prestes a explodir!. Ahhh e as batatas do almoco ... que maravilha ... foram tao boas que vao o caminho todo no meu esofago a querer abandonar o barco - o meu estomago fino nem as deixou assentar!




Demoramos umas 2h e a chegada eh epica! Objectivo alcancado! Estamos todos euforicos! As vistas sao magnificas e a pequena cidade do campo base esta repleta de tendas - estamos na epoca alta de subida ao cume. Eh tudo como imaginei! Bem quase ... cade a bakery e a tarte de maca? Fui enganado! A porcaria da bakery esta fechada e parece que nao abrem excepcoes para o Tuga. Fiquei tao lixado ... com tanta energia negativa ... que atras de mim cai um bocado da montanha - uma avalanche brutal.




Os Australianos fazem a cerimonia deles e todos nos emocionamos com o momento. Eh triste e bonito ao mesmo tempo. Eles estao aliviados e o sentimento de missao cumprida eh de todos.




Passamos 1h no campo base a tirar fotos, fazer videos e na palhacada. De repente estala uma tempestade de neve. Fazemos o caminho todo de volta sem ver nada e a tremer de frio. Dificil! So digo que se o caminho tivesse mais 1km tenho a sensacao que nao aguentava. Senti-me no mais baixo de sempre. No limite! Mas no final consegui ... sobrevivi.



Mal chegamos a Gorak Shep tive de me deitar. Nem forcas tinha para ter os olhos abertos. Quando acordo estou melhor (apesar de so terem passado uns 40m). Desco para mais um jogatana de ShitHead (desta vez com um casal americano medicos - Mark e Britney).

Ainda tenho as batatas do almoco ahs voltas e nao consigo comer nada ao jantar (apesar de ter pedido mais uma vez o esparguete com atum). Estou deserto de ir para a cama. Estou todo partido.

Uma boa maneira de terminar o relato deste dia eh revelar (o que esteve para nao acontecer) que estive muito perto de ficar ... permanentemente ... no base camp. Armei-me em aventureiro e numa passagem estreita escorreguei por uma ravina gelada abaixo uns 6 ou 7 metros. Como eh que ainda aqui estou? Um ranco divino - consegui agarrar-me a um pico de gelo! O Maila ficou azul ... eu de certeza que nao estava com outra cor! O melhor de tudo? Ficou tudo gravado na Gopro que tinha na cabeca! :)

4 comentários:

  1. Fonix puto!... ganda maluko!!! quero ver esse video!!!

    ResponderEliminar
  2. Oh OMG!!!!!! A tua familia deve estar do mesmo tom de azul ao ler isto!!! :S:S:S:S

    ResponderEliminar
  3. Primaço até que enfim alguma adrenalina 6 ou 7 mts é mais que o escorrega do AquaPark, sortudo com direito a filme e tudo!!!

    Quanto à dor de cabeça dá uma martelada num dedo que isso passa...
    Força

    ResponderEliminar