9 de abril de 2012

Cap II - (6) - Aclimatizacao em Periche

Toda a noite com uma dor de cabeca incomodativa que nao me deixou dormir nada. Isso associado a uma briosca daquelas nesta caverna que algum idiota teima em chamar de lodge (estaria melhor numa tenda?).

Hoje eh dia de aclimatizacao ... mas ja aprendi que isso eh sinonimo de dia pra arrebentar! Pelo que ouco ao pequeno almoco vamos subir ate aos 5000m de altitude, isto se toda a gente se for sentido bem, porque na realidade nao eh necessario subir tao alto para fazer uma boa aclimatizacao (trek high sleep low).

A dor de cabeca intensifica-se e a seguir ao pequeno almoco tomo um ben-u-ron (comprimido, que de supositorios ta o meu befe cheio) numa tentiva de estabilizar a coisa.


A primeira hora de caminhada eh intensa, mas as vistas sao soberbas.

 
 
Entretanto chegamos ao sope do desafio do dia. Estamos a apenas 4300m e a "colina" ah nossa frente tem 5050m de altitude. Vamos subindo calmamente e apreciando as vistas, que se tornam tambem elas cada vez mais impressionantes.


A meio do caminho encontramos uma americana com quem tinhamos conversado no lodge durante o pequeno almoco. Singularidade - a miuda vai subir ao cume do Everest! Eh patrocinada pela North Face ha uns anos e convidaram-na para integrar a expedicao deste ano. Apesar de ela nao ter experiencia em alpinismo, diz que eh croma em rock climbing e que o Everest nao eh muito tecnico. O "jovem" com quem a encontramos na nossa subida (gorro verde) eh um dos sherpas mais conhecidos no mundo - o animal ja subiu 6 vezes ao cume ... e este ano vai ah setima! 


A minha dor de cabeca foi-se esfumando e ahs 11h da manha estou firme e hirto, apesar de ainda faltar mais 1h30m sempre a subir (quando digo a subir ... eh mesmo a subir ... a subida de caparide aqui eh uma recta!). Demoramos 3h a subir 750m em altitude. E que 3h! Interminaveis! Tudo para esta paisagem que vemos nos postais (eu sei que eh cansativo comprar postais, mas isto eh capaz de ser igual ... ou talvez nao).


A esta altitude o ar eh tao fino que qualquer movimento subito da cabeca provoca tonturas (atar os atacadores aqui eh um desporto radical).  Sinto as batidas do coracao na cabeca ... nas pernas ... nas unhas ... sei la, todo eu estou a bater. Uns 10m no topo sao suficientes para apreciar as vistas e comecamos a descer ... tambem com alguma dificuldade. O Maila (que eh como realmente se escreve o nome dele) esta em casa.


Pouco depois de comecarmos a descer, aproveito a altitude para fazer uma chamada para a Margot a dizer que esta tudo bem. Aqui em cima eh o unico local onde se apanha rede de telemovel. Ainda estou em forma!


A partir deste momento vamos fazer como nos telejornais  - os familiares mais sensiveis eh favor pararem de ler este dia e passarem ja para o proximo! Sim MAE ... les o de amanha e ficas mais descansada!

Mal desligo o telemovel ah Margot (eram umas 8h da manha em Portugal e nem me lembrei que era domingo ... borgueira!) voltaram as dores de cabeca ... muito .. .mas mesmo muito mais fortes, com ainda pelo menos 1h de caminho ate ao lodge.

Foi complicado e depois de alguns trambolhoes e apagancos lah cheguei. Ah chegada esperava-me mais uma sopa de alho e a minha introducao ao mundo do Diamox - basicamente eh o unico medicamente utilizado para diminuir e/ou resolver os problemas do corpo relacionados com a altitude. Quanto mais alto estamos, mais esforco o nosso corpo tem de fazer para executar as funcoes basicas - respirar, metabolismo, etc.

Eu ja tinha lido imenso sobre AMS (Acute Mountain Sickness) e sabia que podia acontecer a qualquer pessoa, independentemente da forma fisica, constituicao, idade, cor dos olhos, etc. - so que tipicamente as coisa mahs nunca esperamos que acontecam connosco! De qualquer forma comeco leve com o Diamox - meio comprimido depois de almoco, mais um ben-u-ron e o resto do dia/noite enfiado na cama, com seguramente a pior dor de cabeca da minha vida (pensava eu ...)!

1 comentário:

  1. miguel :) uma coisa que ajuda é meditar! concentra-te na tua respiração e em tudo o q está a funcionar no teu corpo :) e sorri!
    beijinhOs
    daqui a nada estás lá em cima ;)

    ResponderEliminar