2 de abril de 2012

Cap II - (4) Namche - Tengboche

Hoje comecei o dia com um misterio - nao consigo pensar e sonhar em portugues. Parece que o meu sistema foi actualizado para apenas funcionar em Ingles. Parece uma coisinha ... mas dou por a mim a pensar que estou a ficar maluquinho ... shit crazy diria a minha cabeca! Ate escrever em portugues esta a comecar a ser complicado.

Anyway, hoje dormi. Ontem depois do fanstastico banho quente, tambem eu me senti muito quente ... a ficar com febre. Felizmente hoje acordei bem.

A manha foi calma. Umas 2h com muito caminho a direito e a descer. A tarde porem avizinha-se bastante complicada. Temos de ganhar 500m de altitude ate Tengboche.



Nem foi assim tao ma a subida e so demoramos 1h30. O frio comeca a apertar e mal entramos no lodge, comecou timidamente a nevar. Mesmo dentro do lodge esta um frio de rachar. O Mila chegou com a noticia que estao 5 graus negativos la fora.



Depois de um cafe com leite muito singular - cafe em po junto com leite em po mais agua quente - vamos ao mosteiro de Tengboche.



Todos os dias ahs 6h30 e ahs 15h ha uma cerimonia budista no templo. A maioria das expedicoes que sobrem ao topo do Everest passam pelo mosteiro para receber uma bencao que normalmente eh aplicada a um lenco ou a uma prayer flag. Por precaucao vou comprar uma bandeira, escrever qualquer coisa intensa nela, e abencoa-la so para garantir que chego inteiro ao campo base.

Para os australianos o significado desta viagem eh muito mais forte do que para qualquer dos restantes. A verdadeira razao da sua vinda ao Nepal e ao base camp eh triste. O pai deles faleceu recentemente e eles prometeram-lhe que iam depositar as cinzar dele no campo base - parece que o pai tinha estado no Nepal e neste caminho em 1979 e ficou completamente apanhado pelo sitio. De qualquer forma, querem abencoar as cinzas em Tengboche com um monge budista.

A razao da minha vinda felizmente continua a mesma - a melhor tarte de maca do mundo. Nova tentativa em Tengboche e digo-vos ... era incrivelmente boa! (estava com uma larica daquelas...)



Passei-me com a bakery daqui. Parecia a Garret cah do sitio ... e nao estou a ser ironico. Tinha ah vontade uns 20 blolos diferentes todos com um aspecto fantastico, mas como estou numa missao ... fiquei-me pela tarte de maca.

As vistas de Tengboche sao impressionantes.




O quarto do nosso lodge eh mais uma vez minusculo, mas com uma vista destas que se lixe o resto.



O jantar eh frango com batatas fritas. Ja estou a chegar ah fase em que so de olhar para arroz frito, noodles com vegetais e ovos, me veem os vomitos ah boca. Ha para finalizar o dia, registar que estou a aceitar novos patrocinadores! Esta entrada do blog ficou pela modica quantia de 600Rp (6 euros). Vao roubar para a estrada.

3 comentários:

  1. Este post, sou eu que ofereço o patrocínio, pelas velhas subidas à torre na Serra da Estrela, lololol - no Maruti, que nunca levou uma bandeira nem uma uma benção, acho eu...
    Se existem assim tantos Marutis, mete um na mochila...tenho saudades dele...

    ResponderEliminar
  2. assusta-te com isso de não falares português ... eu só voltei a sonhar em português nos açores!!!

    ResponderEliminar
  3. ah, e a melhor apple pie do mundo fica numa aldeia no trek ao annapurna :) é uma boa ideia para a próxima viagem ao nepal!

    ResponderEliminar