11 de abril de 2012

Cap II - (12) Namche - Lukla

Ressaca day! Tah tudo lixado ... bem uns mais que outros. Na verdade passei do fraquinho para o sempre em peh! Tou rijo.

Continua a chover a potes e temos pela frente pelo menos 6h de caminhada pela frente ateh Lukla. As primeiras duas horas devem ser engracadas. Descer uma ravina quase a pique cheia de lama (lembro-me bem do que foi subir ateh Namche ... terrivel).




Nem foi assim tao mau. Sem a dor de cabeca passei de me sentir um kota com 80 anos (praticamente acabado) para passar a ser um puto de 15 anos que anda sempre aos saltos. Tou em forma - tal como ha uns 6 dias atras.

Demoramos umas 3h30 ateh chegarmos a Phakding, o local do almoco. Durante o percurso deu para voltar a apreciar tudo ah minha volta ... com muito mais atencao. Aproveitar os ultimos momentos no Vale do Khumbu.






O resto do caminho foi longo. Mais umas 3h30 de passeio - o ar passou a ser respirave e tudo se tornou mais agradavel. Passamos pelos funcionario da companhia do gas aqui da terra!



A chegada a Lukla eh memoravel. Acabou! A partir de agora soh ando em veiculos motorizados! :) Xissa que 12 dias a andar a peh deixa um gaijo derreado.





O nosso Lodge eh fantastico (pondo as coisas em prespectiva) - casa de banho, duche quente (vah razoavelmente quente), varandim. Um sonho!


No ultimo dia de trekking ha um ritual que se cumpre. Eh o unico dia em que todos os que participam na expedicao se juntam ao jantar - trekkers, guia e porters. A tradicao diz que os trekkers devem premiar os guias e os porters consoante o servico que tiveram durante a caminhada. Fiz uns envelopes todos catitas com umas folhas velhas e enfiei algum dinheiro la dentro - valor substancial para esta gente (infelizmente nao tirei foto!).

Se bem me lembro do que escrevi era qualquer coisa assim:
Maila Lama (guia) - Obrigado por me teres arrastado ateh ao campo base. Nao teria conseguido sem ti! Sem ti e sem as sopas de alho ... que nunca mais conseguirei comer na vida!
Porters - Obrigado por terem carregado toda a porcaria sem qualquer utilidade que trouxe para esta caminhada. Ah e por terem carregado as cuecas e a camisola que realmente usei! LEARN ENGLISH! its never too late :)

Na verdade quando imagino que queria ter feito o caminho ateh ao campo base a solo, realizo o quao dificil, ou mesmo impossivel, teria sido. O Maila foi a minha muleta ... literalmente. E os desgracados dos porters tiveram de carregar o meu mochilao com a tralha que decidi trazer - estamos sempre a aprender e se fosse hoje teria empacotado menos de metade das coisas.

Todos ficam contentes com os presentes (houve quem desse meias, camisolas, arranjo de dentes, curso de ingles, sapatos e claro, dinheiro). Depois da reuniao saimos para um bar ao peh do lodge e ... mais uma bebedeira generalizada com muita gente ah mistura. O Maila estragou-se todo! ... e eu sei porque! :)





3 comentários:

  1. Eu se me metesse nessa aventura concerteza que teria ido dar um passeio de helicóptero até cá a baixo lol Parabéns!!!! you're my hero:)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Miguel!

    Tenho seguido avidamente o teu Blog, espero agora pelas fotos e videos!

    A idade a ti não te traz mais juízo...Continua!

    Forte Abraço!
    Luis

    ResponderEliminar
  3. Boa Miguel! Ainda bem que já estás fino!!!!
    Os ultimos post foram duros de ler (nem imagino o que foi mesmo)! :)

    ResponderEliminar