26 de março de 2012

Cap II - Dia 2 em Kathmandu

Hoje dormi mal! Tão mal que fiquei na ronha até às 10h. Hoje nem os tampões me safaram. A barulheira é tanta que é impossível dormir a partir das 7h da matina. Enfim ...

Experimentei levantar dinheiro num ATM. Todo contente ... entro no sitio dos ATMs, faço o meu servicinho e vou a sair todo pimpão. "Tips for security sir!". What ??? Porra, não é que alguns ATMs são vigiados por um segurança privado que vive das gorjetas dos turistas! Pior! Só tinha notas de 500 rupias - mais ou menos 5€. O desgraçado ganhou o dia! Eu abri a pestana. Depois deste infeliz incidente, toca de ir tomar o pequeno almoço. Sai mais uma tarte de maça!



Fui depois à agência de trekking para tentar saber dos Australianos que supostamente me vão acompanhar na subida ao EBC. Nada de Australianos! Mas quem é que paga uma porrada de dinheiro por um serviço e depois não aparece, nem dá notícias? Caguei no assunto. Vou voltar ao plano original e vou sozinho. Falo com o Achut e ele predispõe-se a ajudar-me na mesma com os voos e os permits para a subida. Convida-me para ir com ele e o Djorgh (o gaijo que me apanhou na rua no dia de ontem) a um restaurante nepalês onde os turistas não entram - estava cheio de nepaleses do povão, bem rústico. Bebo um chá que ... bem ... não consigo descrever o sabor ... mas dizem que era chá verde com leite de yak. Sim sim ...




Para digerir o chá decido ir ao consultado português de Kathmandu. Na net avisam os turista para se registarem com os seus consulados/embaixadas para no caso de acidente (ou pior), alguém saber que não voltámos ou para contactarem alguém em nosso nome. Conheci a Usha. Uma sra. muito simpática que me explicou que o Nepal é um dos destinos favoritos dos Portugueses - parece que o ano passado tiveram cá uns 25! E registo de portugueses a trabalhar no Nepal? Oficialmente há uma - conhecida simplesmente por Sofia que abriu um resort em Pokhara (a segunda cidade nepalesa).


Fiquei de me encontrar com o Achun às 15h30 para reservarmos os voos. No caminho do consulado para Thamel, vê-se lojas de tudo e mais um par de botas. Na sua maioria réplicas (muito mazinhas) de lojas europeias e americanas. Achei piada a estas duas que atestam bem não só a grandeza dos nepaleses mas também a sua sinceridade.



Ainda tive tempo de passar no hotel para por uns calções que o calor está insuportável. No jardim encontrei uma rapariga que tinha visto durante a manhã a chegar ao hotel. Tinha uma t-shirt com a frase "I've got drunk in Namche" (que é uma aldeia já no topo dos himalaias) e chamou-me a atenção. Não resisti a meter-me com ela. Chama-se Kat e é Eslovaca. Andou basicamente a limpar todas as garrafas de Red Label que encontrou! E está orgulhosa disso! Tem um escaldão na cara que mete medo. Conta-me que como o nariz está sempre a escorrer água enquanto caminhas, estás constantemente a assoar-te. É um erro diz ela. E vê-se bem na sua cara. Entretanto, tanto chitchat e esqueci-me das horas. Nem lhe tirei uma chapa.

Vou para a agência e surpresa das surpresas, os Australianos deram à costa! Mais, está um tipo Inglês também interessado em partir amanha para Lukla. Chama-se Mark e apesar de reservado parece ser porreiro. Estivemos uma quantidade de tempo na conversa - parecia uma entrevista - de onde és? o que é que fazes? onde tens andado? ... Reservamos em conjunto os serviços da agência e dizem-nos que os Australianos também vão connosco. Pelo menos o preço que pagamos é calculado com base nisso. 480 usd por 10 dias de trek, voos, porter e guia. Só o voo é metade!

Acabamos por ir todos (menos os desgraçados dos Australianos que teimam em não aparecer) ao Tom&Jerry beber uns copos e conhecer o nosso guia. O Mila é pai de família (tem 3 putos a estudar) e pelos vistos é um guia com muita experiência - seja lá o que isso for.


No final do dia ainda fiz umas comprinhas, para aproveitar o que me resta de civilização - barras de cereais, chocolates, gel antibacteriano e o melhor de tudo, comprei finalmente o meu gorro ! PLAYYYYY! :)


Amanhã saio às 7h do hotel para o aeroporto. A partir de agora as postas no blogue vão ser intermitentes consoante tenha ou não internet. E parece que não há internet em muitos sítios a partir dos 4000m.

Estou com o nervosinho na barriga como quem está de partida para a cochichina! Evereste ai vou eu !!!

6 comentários:

  1. Boa sorte Miguel. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Até eu tenho um nervosinho na barriga!!!! Good Luck! Advertete! Estou a torcer por ti! Vai dando noticias! Beijinhosssssssss

    ResponderEliminar
  3. Diverte-te muito :)) é lindo chegar ao Everest!!!!! Tens q me contar como é o lado sul :) keep it safe! Boa caminhada :)

    ResponderEliminar
  4. babes mete gásss nisso!! encontramos-nos no aeroporto de sydney!! suerte!! :p

    ResponderEliminar
  5. Força e diverte-te muito! Ansiosa pelo próximo post!!! Bjs, Sandra

    ResponderEliminar
  6. Conho, o sonho de poder ter um gorro desses enfiado na tola, com o ipad na mão e a jogar angry, grrrr, rios já não bastava ter inveja da viagem e agora também do gorro, sacana...Se voltares a Kathmandu, pago o que for necessário para ter um gorro desses, até te tiro o hemorroidal à paulada se não conseguires um para mim...lol

    ResponderEliminar