28 de março de 2012

Cap II - (1) Lukla - Pakhding


Não dormi! … NADA … não foi daqueles dias em que se vai dormindo qualquer coisa. NADA! Sai do hotel às 6h50 para em encontrar com o resto do grupo na agência e partirmos dai todos juntos para o aeroporto. Finalmente conheço os Australianos. Primeira impressão? Parecem dois putos insuflados … daqueles que vemos nos filmes … australianos! Mas são bastante acessíveis e simpáticos. 

O aeroporto doméstico de Kathmandu é surreal. É tudo controlado manualmente e no balcão de check-in existem umas balanças gigantescas para pesar tudo. Depois disso (foram só umas 3h à espera) passamos para o local de embarque. Foi quando descobrimos que os voos não estão a sair para Lukla – mau tempo. Ás 13 ainda estamos no mesmo sitio à espera de alguma informação, mas temos a sensação que vamos ter de regressar para Kathmandu e voar só no dia seguinte. 

Às 14h, chamam o nosso voo. Parece que há uma aberta (seja lá o que isso for) e vamos para o avião. O avião leva 14 pessoas e bagagens. O voo (durou uns 30m) foi … bem … estou vivo é o que interessa! Digamos que mais uns 5 minutos e via-se o mijo a escorrer no chão de tão acagaçados que estávamos – o Mila roeu as unhas até ao pulso! Fiz uns vídeos com a Gopro que se vê bem o nível da coisa!







O aeroporto de Lukla (2850m de altitude) é tudo aquilo que esperava dele. A pista minúscula - completamente a pique. Está um frio de rachar!


Temos de ir ter com os nossos carregadores ao restaurante onde é suposto tomar o pequeno almoço (às 14h30). Carreguei a minha mochila uns 200m e ia morrendo. 15kg aqui não são comparáveis com o peso da mochila em Kathmandu (será que alguém pôs alguma coisa lá dentro?). Fico contente por ter um carregador e triste pelo desgraçado que vai ter de acartar com ela e outra mochila às costas.

Almoçamos no Namaste Lodge & Restaurante – outra vez massa com vegetais (e um ovo estrelado por cima), já que é a única coisa sem picante que se consegue comer aqui. O dono do restaurante fica com o meu bilhete de avião de regresso just in case. Tenho de o contactar no dia antes à saída de Lukla para me reservar o voo – o homem não fala uma palavra de Inglês … vai ser bonito!



Fazemo-nos à estrada. De Lukla a Pakhding são aproximadamente 3h de caminhada segundo o guia. Fizemos em 2h. “Good pace” de acordo com o Mila. Toda a gente sabe que eu sou um gaijo que não sua (NOT!). Passados nem 15 minutos de caminhada já estava completamente encharcado – não é exagero … encharcado … a escorrer!




Chegamos a Pakhding (altitude 2670m) às 16h30 … e eu a suar que nem um animal. Ainda bem que vou poder tomar um banho quente … daqui a 20 dias! Fico num o Mark num quarto triplo e os irmão ficam noutro. O guia dorme no R/c da Guest House e os carregadores (cujos nomes são impronunciáveis) ficam na casa dos carregadores todos juntos. O quarto tem o tamanho da minha casa de banho de casa … uns 5 m2 supostamente para 3 pessoas. As camas são as mais estreitas que alguma vez vi.




O jantar tem de ser encomendado 2h antes de o querermos – o fogão apenas tem um bico e a preparação da comida é um exercício de logística interessante. Os guias aparentemente não são apenas guias. São eles que recolhem os nossos pedidos e nos servem. Ajudam também na cozinha na confecção dos pratos. O jantar, desculpem o meu nepalês … fucking spicy. Sempre que acho que não é possível pior, acabo surpreendido. O Mila prova do meu prato e só diz que não tem picante nenhum. O resto do pessoal também prova e tá tudo a arder!


 
Os australianos foram para a cama antes das 20h. Fiquei com o Mila e o Mark na palheta até às 21h – hora de tentar repor algum sono.

Amanha o dia vai ser difícil. Pelo que apurámos em Kathmandu, amanha é dos dias mais difíceis. As duas horas finais vão ser a “escalar” uma parede com 600m de altura até chegarmos a Namche Bazar. A ver como corre…

5 comentários:

  1. diverte-te!!!!!!! e faz as pazes com a spicy food :)

    ResponderEliminar
  2. Biggest looser? Nãaaaaa, viagem ao nepal é que é! :D

    ResponderEliminar
  3. 20 dias para tomar banho??? ve la se chegas assim todo porco à nova zelandia!!!...

    ResponderEliminar
  4. E tu a querer ir sem guia e carregador... louquiiiiiito!
    Boa caminhada ate Namche...by the way... que tal as botazorras que compraste?

    ResponderEliminar
  5. Pha... vou ter que te oferecer uma tecla de space nova?

    ResponderEliminar