25 de março de 2012

Cap II - Dia 1 em Kathmandu


Ah que bela soneca! Dormi que nem um calhau. Hoje é dia de conhecer Thamel e os nepaleses.  Primeira notícia do dia - tenho de mudar de quarto. Parece que conseguem enfiar mais gente no meu quarto e querem que mude para o do lado. No problem.


Pequeno almoço num café com 5 metros quadrados - cappuccino (dos melhores que já provei ... com leite de Yak), pão doce e água. Se por um lado não se pode beber água da torneira em Kathmandu (e pelo que investiguei nem tudo o que seja lavado com ela e não seja cozinhado - saladas, fruta, etc.), a água engarrafada é barata - entre 15 e 35 cêntimos de euro por um litro.

Thamel é um conjunto de ruas apinhadas umas sobre as outras, na sua maioria de terra batida. Carros, motas, bicicletas, riquexós, carregadores, nepaleses e turistas, basicamente tudo ao molho e cada um por si. É um caos que depois de umas horas começa a entranhar-se e que no final do dia já parece normal.




Parei na Kathmandu Guest House. É um marco da cidade. Dos primeiros hotéis e onde ficavam todos os estrangeiros que vinham a kathmandu. É um mix de várias coisas - hotel, shopping mall, cinema, restaurante, meeting point. Muito fixe - http://www.ktmgh.com/kgh/default.php



Ainda durante a manhã fui abordado por alguns 500 tipos a vender coisas, droga, serviços vários, guias para caminhadas, ... tudo! Só me deixei à conversa com um. Se calhar não o devia ter feito! :) Conheci o Achut, um nepalês que cresceu pobre e cedo se fez à vida. Começou como carregador, depois foi guia e agora tem uma agência de trekking - Himalaya Trail Finder - www.himalayantrailfinder.com/ . Tivémos uma hora na conversa e o gaijo lá me deu a volta para me juntar a dois australianos e fazer a coisa minimamente organizada. Combinámos que seria a meias. A metade inicial do percurso com eles (uns 10 dias) e os restantes por minha conta. Ele também foi muito directo comigo - se quiseres ir sozinho é perfeitamente seguro. É quase impossível te perderes. Agora o facto de ires acompanhado, para além da segurança adicional que te dá, possibilita-te ajudar e contribuir para a economia local. Fonix com estes argumentos desarmou-me! Fiquei de conhecer os Australianos amanhã e só depois confirmar o booking.

Voltei ao hotel e conversa puxa conversa, os gaijos perguntam-me se já tinha alguma coisa organizada, se queria reservar os voos com eles, enfim o costume! Disse-lhes que já tinha tudo arranjado. Fiquei marcado!



Almoço. Mais uma bombinha! Feldra-se ... NO SPICY MEN!!!


Há tarde andei a passear-me pelos arrabaldes de Thamel. Sentir a poluição basicamente. Passei numa avenida que deve ser a 5th avenue de cá, com algumas lojas de marca (serão?). A comida que se vende na rua - há de tudo, fruta, milho assado, carne, sandes,... - está de certeza toda contaminada, mais que não seja pela poluição. Ou era a minha vista poluída ou os morangos e a couve flor são acastanhados!

Durante o passeio lembrei-me muitas vezes do meu amigo Carochão (passa aqui com a mão). Porquê? Porra são táxis, carros, ambulâncias, policia, tudo! Devem ser prai 50% do parque automóvel. Viva o Maruti!



Decidi ir jantar ao centro de Thamel. É engraçado ir na rua e ver os apagões de Kathmandu em acção - dá direito a 1 minuto de penumbra completa ... e quando volta a luz, começa uma barulheira desgraçada dos geradores! Alguns minutos depois desligam-se os geradores e voltam as buzinadelas. Isto acontece indefinidamente. Kathmandu há noite não é para fraquinhos. O ambiente é intimidador para caraças. Cheio de pu ... prostitutas e pedintes. De qualquer forma o jantar foi bom! Mas ainda não foi desta que encontrei a fabulosa tarte que me trouxe aqui ...



3 comentários:

  1. A blogolandia ficou valorizada com a tua "perna as costas" ehehe está demais!
    Ainda vais ter saudades desta comidinha spicy, tou mm a ver :)
    Cá aguardo ansiosamente pelos videos da Go Pro !!
    Beijo gigaaaaaaaante!

    ResponderEliminar
  2. Bem só aventura!!!! Mas mesmo assim tiveste direito a um quarto com banheira :P e já começaste a lavar a roupinha?!?!

    Boa sorte e vamos continuando acompanhar a tua aventura.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ganda maruti!!! velocidade cruzeiro e rotundas em 2 rodas.
    ouve lá com essas merd.. que comes vais ficar com o cagueiro que é um mimo :)
    Ganda buda maluco. tudo a correr bem e fuma muito...:)
    Ferrão

    ResponderEliminar