29 de março de 2012

Cap II - (3) Dia de Aclimatizacao em Namche

(tou sem computador por isso nada de acentos! e erros ah farta!)

Mais uma noite sem dormir!

Hoje eh dia de aclimatizacao, supostamente vamos caminhar umas duas ou tres horas ate ao topo de Namche (3850m de altitude) e depois regressamos a Namche para passar a noite e com sorte domir.


Apesar do blog se chamar com uma perna as costas, nunca pensei que isto fosse facil, mas a subida inicial do dia de hoje levou-nos dos 3440m ate aos 3850m em duas horas e foi um verdadeiro suplicio. O ar eh tao fino e ha tao pouco oxigenio que mesmo em descanso sinto o coracao a bater na boca.

No caminho para cima tive de negociar com o resto do pessoal para fazermos varias paragens mas de curta duracao, ao contrario do que temos feito ate agora em que quando paramos, estamos uns 10m a tirar fotos, na palhacada ou a petiscar qualquer coisa.

 
No topo da colina (ninguem no Nepal chama a isto uma montanha, apesar de ter quase 4000m de altura), temos o Everest View Hotel. Eh o hotel mais alto do mundo e cada quarto duplo custa a modica quantia de 220 usd por noite (em comparacao com os 5 dolares que pago onde estou).



Obviamente do hotel tem-se uma visao brutal de um conjunto de montanhas (basicamente para ser uma montanha tem de ter neve no topo e estar acima dos 6000m), incluindo do Everest, que eh identificavel sem termos de perguntar a ninguem (a neve esta sempre a voar ...). Tambem daqui se consegue avistar o sitio onde vamos dormir amanha, Tengboche, e ter a percepcao que vai ser mais um dia lixado!


Partimos para a vila de Khumbu para visitar o mosteiro e o famoso Yeti Scalp.




Com esta voltinha da para sentir como as pessoas vivem na montanha. Ha inumeras hortas, todas plantadas com a unica coisa que cresce aqui - batatas!

Passamos pela escola secundaria e por um conjunto de casas construidas por governos estrangeiros como forma de retribuicao do acolhimento que os Nepaleses dao aos estrangeiros que os visitam. Passamos tambem no monumento a Sir Edmund Hillary (kiwi), o primeiro homem, juntamento com um sherpa, Tenzing Norgay, a subir ao topo do everest em 1953.





Agora subimos mais uns 30 minutos e depois eh sempre a descer ate Namche. Almocamos no nosso lodge e faco uma tentativa de sesta no quarto ... sem sucesso.


Ha tarde dou mais uma volta por Namche, que basicamente tem tudo - lojas, farmacias, banco, dentista, ... e aproveito para afiar o dente em mais uma tarde de maca! MUITO BOM! :)



  
Antes de jantar cometo dois pecados ah rico - peco para me lavarem umas pecas de roupa, porque tenho a sensacao que no quarto nao vao secar ... e mais ... TOMO UM BANHO QUENTE! yeah ... tava mesmo a precisar. Jantar de massa sem spicy ... e final do dia aqui a escrever no blog. Amanha ha mais ... ou nao dependendo da disponibilidade da internet.

10 comentários:

  1. Que fotos brutais!! Tou a gostar deste blog de tal maneira que vou adoptar um também antes de ir!! :) Diverte-te!! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Mas andas a fazer um teste a todas as tartes de maçã por essas bandas??:D
    Continuação de uma ótima viagem. Bjsssss

    ResponderEliminar
  3. Pah então tu vais praí e não levas uma perna de javali...nem nada assim de substancia pah... E ainda tas praí a ganir que o ar é fino e custa a subir... Fino és tu a comer tartesinhas e massas com ovo....isto é tudo treta foste mas é para um hotel de luxo a fazer uma cura de emagrecimento e depois com Photoshop metes a tua imagem numas fotos que estão na net....

    Nunca me enganaste....isso é a escola do Jesus e seus apóstolos ;)

    Grande abraço campeão. Grande aventura

    ResponderEliminar
  4. Grande aventura Mike. Estou fã deste blog e que fotos fantásticas. 1 grd abraço.

    ResponderEliminar
  5. Granda mike.. o teu blog ja parece uma novela mexicana... eu não me consigo deitar sem vir ler os teus posts/ episodios.
    dá-lhe nas tartes. forte abraço. ppt man - rui pereira

    ResponderEliminar
  6. Nunca um blog me teve tão atenta e interessada. Parece que estou aí contigo, sem as dificuldades da escalada!!!! :)
    Continua! Bjs, Sandra Leal

    ResponderEliminar
  7. Granda pinta! :) Vê lá se plantas uma bandeira de S. João lá em cima!
    Abraço,
    Alex

    ResponderEliminar
  8. Muito, muito, muito bom! Grande aventura! Aguardo, ansiosa, mais posts... és um espectáculo! Força aí para essa mega escalada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eheheh, quando chegares ao topo avisa...está tudo a torcer por ti. beijos Vânia

    ResponderEliminar
  10. Bem, apenas hoje estive a ler o teu blog e estou maravilhado, parti o côco a rir.

    Aguenta-te que estamos contigo e vai dando notícias que esperamos sempre boas.

    Isto é uma boa maneira de viajar sem ir ao sítio e ao ler as tuas desventuras sinto que estou ai ao teu lado. Se a moda pega, vais ter uma profissão nova e inovadora ... tipo eu viajo e vocês curtem com o blog e dividimos os custos por vocês .. eheheheheh

    Abraço RG.

    PS: fixe não ter feito o seguro, lloooooolll o da Austrália está garantido.

    ResponderEliminar